segunda-feira, 10 de outubro de 2011

O significado da arte

Mais o que é arte e o que representa pra min, tanto pode ser uma terapia quanto pode ser um meio prazeroso de ganhar dinheiro A Arte é uma manifestação do sentimento humano que não pode ser expresso em meros pensamentos lógicos-formais.

Por vezes, serve também como forma de exteriorização de nosso inconsciente – autoridade psíquica de onde emanam nossos desejos e impulsos que, direta ou indiretamente, condicionam nossas ações, ainda que disso não nos apercebamos por estarem no limiar de nossa consciência.

Poder-se-ia dizer, então, que o caráter sublime da Arte consiste justamente em sua capacidade de dizer o indizível. Mas não é só esta a magia da Arte: é através dela que nós, humanos, partilhamos experiências e emoções do artista. Consiste, portanto, em uma poderosa ferramenta de aprendizado empírico.

Assim, um sapato em uma linha de produção não é uma obra de arte em si - embora seu design possa ser considerado - mas um sapato criado com cuidado e esmero pelo seu criador, visando torná-lo o melhor possível, pode ser, sim, considerado uma obra de arte.

Talvez possa dizer, então, que o objeto se torna Arte quando o sentimento do criador se deposita nele...

Ressalto que isso tudo é opinião pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário